MEIO SÉCULO DE PAIXÃO

Os Porsche 356 na vida de Carlos Duarte Ferreira

Figueira da Foz 1962

Rallye de Fim de Ano à Figueira da Foz, 1962


Sem comentários:
Mensagens mais recentes Mensagens antigas Página inicial
Subscrever: Mensagens (Atom)
"Os homens só se compreendem uns aos outros na medida em que os animam as mesmas paixões."
Stendhal

Carlos Duarte Ferreira

Carlos Duarte Ferreira

Os Meus Porsche 356

Tudo começou com o invulgar Porsche 356 B "Notchback" matrícula BA-48-22.
Fui comprá-lo à Guérin em fins de 1961, com um cheque em branco assinado pelo meu Pai. Foi o senhor Duarte Ramos Jorge, administrador da empresa, quem mo vendeu pessoalmente. Quando lhe pedi um desconto, o senhor apercebeu-se da minha ingenuidade e ofereceu-me um magnífico rádio Blaupunkt. O meu primeiro Porsche 356 era cinzento metalizado. Bonito, sem dúvida, mas...
Eu pretendia um Coupé (em vez do "Notchback") com uma cor diferente, mas foi-nos dito ( ao meu querido primo Fernando, que "alinhavou" o negócio, e a mim) que só dentro de alguns meses estariam disponíveis carros desse tipo.
Decidi então ficar com o "Notchback", um 1600 Super com 75 cavalos e que tinha apenas uma grelha no capot do motor (T5). Com ele fiz, sem quaisquer modificações, o Critério de Iniciados de 1962, organizado pelo Clube Arte e Sport, tendo terminado no 2º lugar absoluto apesar de ter vencido a maioria das provas. mas como falhei uma, contou a média.
Conheci entretanto o José Lampreia, que tinha um Alfa Romeo Giulietta Sprint Veloce, com transformação Conrero, e que estava pintado a duas cores: creme por baixo e vermelho em cima. Foi o suficiente para que eu quisesse fazer o mesmo ao Porsche, que passou a ser preto no corpo e vermelho na capota. Era esquisito mas era único.
Em 1962 e 63 era frequente estes dois carros serem vistos à porta de conhecidas "casas de chá" da época, com nomes como "Comodoro", "Nina", "Bico Dourado", "A Carpa", etc. Pura coincidência, certamente.
O Zé Lampreia e eu fizemos com o "Notchback" a Taça de Ouro de 1962, organizada pelo Heitor de Morais, e que seria a primeira prova a abandonar o conceito de regularidades e "tacos" para se concentrar em troços especiais, rampas e circuitos. Partilhávamos alternadamente a condução e foi assim que acabei por fazer um troço de Sintra ao lado dele, onde já entráramos atrasados. Nunca sofri tanto em dias da minha vida! O grande Lampreia não deixava o Porsche andar a direito, aproveitando cada milímetro de asfalto, de berma a berma
O Alfa do Zé Lampreia estava a ficar velho e resolvemos então fazer negócio. O Zé ficou com o Porsche "Notchback" vermelho e preto, e eu recebi um novo Porsche 356 SC vermelho, matrícula AI-78-33, que chegou a Portugal juntamente com um carro idêntico destinado ao Américo Nunes.
O Lampreia pintou o carro todo de preto, instalou travões de disco na frente, e entregou a preparação do motor ao Jaime Rodrigues. Em consequência, o "Notchback" passou a andar bem mais que o meu novíssimo SC, e acabou por conquistar um brilhante 2º lugar no circuito de Montes Claros de 1964.
Na altura havia 4 Porsches na minha família. O meu irmão tinha um 356A Coupé branco, o meu primo Octávio conduzia um 356B 1600 Super T5 Cabrio e o meu primo Fernando tinha um outro "Notchback", um Super 90 T5 "signal red".
Actualmente tenho um Porsche 356 SC amarelo, matrícula FE-43-09, com o qual participei em todas as edições das 500 Milhas do ACP, na Le Mans Classics de 2010, e em muitas outros eventos de Clássicos, em Portugal e no estrangeiro.
Comecei com o Vasco Pinto Basto como "pendura", nos ralis, e ainda hoje fazemos provas juntos, formando aquela que será talvez a mais antiga equipa de sempre ainda em actividade nos Porsche 356.
E assim se cumprem 50 anos desta imensa paixão.

A Equipa 356

A Equipa 356
O mesmo modelo e a mesma equipa, 42 anos depois. Em 2011, Carlos Duarte Ferreira e Vasco Pinto Basto continuam em plena actividade.

Arquivo do blogue

  • ▼  2013 (2)
    • ►  setembro (1)
    • ▼  julho (1)
      • Figueira da Foz 1962
  • ►  2012 (12)
    • ►  maio (1)
    • ►  fevereiro (2)
    • ►  janeiro (9)
  • ►  2011 (22)
    • ►  dezembro (10)
    • ►  novembro (12)

Nem só de Porsches ...

Nem só de Porsches ...
Austin Healey 100A de 1956

Visitantes

Powered By Blogger



Tema Espetacular, Lda.. Com tecnologia do Blogger.