Na Torre do Frade

Visita do Porsche Clube 356 Portugal à Herdade da Torre do Frade, em Monforte, no regresso da "expedição" a Olivença realizada em Abril de 2012. O Porsche 356 "champagne yellow" estará sempre em evidência mesmo no meio de tão ilustre companhia.



Madrugada

Partida para a edição 2009 das 500 Milhas do ACP, em Aveiro. São 5 e 30 da madrugada e durante as próximas 16 horas ninguém vai descansar. A chegada a Tavira é ainda uma miragem no horizonte.



Ups!!!

500 Milhas ACP Chaves / Vila Moura 2008. Eu vi o 356 amarelo a voar baixinho à minha frente, aproveitando cada milímetro de estrada. Depois, de repente, a estrada ficou mais estreita ...
Mas, mesmo com o para choques "amarrotado", chegaram em 10º lugar absoluto. Brrrr!


VIII Rallye do Fim do Ano 1964

Uma vez mais na Figueira da Foz para disputar o VIII Rallye do Fim do Ano, ostentando orgulhosamente o nº 1 de uma considerável lista de participantes. Na sua reportagem, o jornal "Motor" informa que Carlos Duarte Ferreira e José Lampreia participaram na prova em representação da Associação dos Estudantes de Agronomia e que o primeiro "só não tem alcançado resultados mais importantes porque treina pouco". Parece que o rapaz era dotado, mas perdia pouco tempo com os automóveis. Havia coisas muito mais interessantes para fazer.
Aposto.



Já não me lembrava desta inscrição por "Agronomia",onde o Zé Lampreia militava com muito pouco entusiasmo, mas tinha grande orgulho em pertencer. Estou a imaginá-lo a dizer-me, "Carlucha ,desta vez inscreves-te por Agronomia e não pelo Arte e Sport,é preciso dar apoio aquela rapaziada!
Tão grande era o amor do Zé pela sua Faculdade que até mandou fazer cartões de visita,para dar às pequenas,onde vinha
" Jose Bernardino Lampreia, Estudante, Instituto Superior de Agronomia "
Naquela época,foi um grande pioneiro da comunicação personalizada que hoje é corrente.
Nas garraiadas e noutras formas superiores de luta,o Zé esteve sempre ao lado dos seus colegas !
Abraços do Carlos Duarte Ferreira 

Paddock

No "paddock" do Circuito de Cascais, em 1964. Será que, quase meio século passado,  iremos ver esta imagem repetida?

500 Milhas do ACP 2010

Terceiro lugar absoluto na mais longa maratona de clássicos que se realiza em Portugal, as 500 Milhas Casino da Figueira ACP 2010. Em Porsche 356 SC, claro.


As fantásticas imagens de Portugal que as 500 Milhas proporcionam.

S. Pedro de Moel

Por três vezes (1962, 63, e 64) Carlos Duarte Ferreira participou no Rali a S. Pedro de Moel, então ainda uma bonita e pacata praia situada 150 quilómetros a norte de Lisboa. O melhor resultado, vitória na classe, aconteceu durante a edição de 1963, ainda ao volante do fiel "Notchback".
Manuel Taboada, no site Sportscar Portugal, faz o seguinte relato:
"No XIV Rali de São Pedro de Moel de 1963, uma prova do tipo “concentração turística” os concorrentes partiram de nove locais diferentes do país. Estiveram presentes cerca de sessenta concorrentes, entre os quais os campeões nacionais Horácio Macedo e Baptista dos Santos. Horácio Macedo impôs-se aos Porsche 1600 s de Carlos Duarte Ferreira e de Américo Nunes.
Estas provas estavam divididas em três complementares, arranque e travagem - ganha por Carlos Duarte Ferreira, maneabilidade - ganha pelo Austin Cooper de Silva de Mendonça e velocidade-regularidade - ganha por Horácio Macedo."
 1963
"Há uns tempos, comecei a compilar os resultados dos 356 nas provas emPortugal ,até que apareceu o primeiro
puzzle . Rali S Pedro de Moel 1963 , segundo uma revista da época , que era das raras em existencia , vencedor da classe 1600: Fernando Duarte Ferreira em Porsche.
Comecei a relembrar, e pensei : FDF não me recordo em nada de ter usado em provas um 1600 tipo T ou T6, como tal deixei o resultado em aberto , pois pensei só se foi Carlos Duarte Ferreira , mas achei que no ano de 1963 , o CDF ainda se encontrava em "aprendizagem" nas lides de Ralis e dos 356 . 

Bom agora posso fechar o dossier e felicitar o Carlos D Ferreira por este resultado , pois deu com força nos habitués dos 356."
- Luis
1964
1962



Circuito de Montes Claros

Em 1964, milhares de pessoas acorriam a assistir às corridas que se realizavam em Montes Claros, nas quais que Carlos Duarte Ferreira era um dos protagonistas. Será que ainda vamos ver estas imagens repetidas?




Nos Jerónimos

Com o 356 "Notchback" durante uma complementar disputada em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, a contar para o Critério de Iniciados de 1962. Repare-se na enorme multidão que compareceu no local para assistir à prova e cuja segurança seria, no mínimo , algo discutível.


Serra de Sintra, 7 de Janeiro de 2012

À partida para o passeio de Ano Novo organizado pelo Porsche Clube 356 Portugal, Carlos Duarte Ferreira observa cuidadosamente os equipamentos da concorrência. Na imagem de baixo, obtida no Bar do Hotel de Seteais, à chegada,  CDF saboreia o merecidíssimo gin tónico que aquela magnífica manhã de Sol reclamava. O actor Joaquim de Almeida, que também participou,  está à cabeceira da mesa.
O passeio levou os participantes (15 carros) através de algumas das complementares dos antigos ralis TAP, situadas naquilo que é hoje considerado pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, a paisagem da serra de Sintra.



Passagem de Ano

Dezembro de 1962. Prova nocturna de "slalom" frente ao Grande Hotel da Figueira da Foz.
Em fundo é visível um apreciável número de espectadores, o que revela bem o entusiasmo que esta prova despertava na época.


No Centro de Cascais

Circuito de Cascais, 1964. Este era o "circuito grande", que passava no local onde hoje se encontra a Casa das Histórias Paula Rego e o Centro Cultural de Cascais. Repare-se na quantidade de público presente ao longo do traçado.
Será esta imagem repetível?