Por três vezes (1962, 63, e 64) Carlos Duarte Ferreira participou no Rali a S. Pedro de Moel, então ainda uma bonita e pacata praia situada 150 quilómetros a norte de Lisboa. O melhor resultado, vitória na classe, aconteceu durante a edição de 1963, ainda ao volante do fiel "Notchback".
Manuel Taboada, no site Sportscar Portugal, faz o seguinte relato:
Manuel Taboada, no site Sportscar Portugal, faz o seguinte relato:
"No XIV Rali de São Pedro de Moel de 1963, uma prova do tipo “concentração turística” os concorrentes partiram de nove locais diferentes do país. Estiveram presentes cerca de sessenta concorrentes, entre os quais os campeões nacionais Horácio Macedo e Baptista dos Santos. Horácio Macedo impôs-se aos Porsche 1600 s de Carlos Duarte Ferreira e de Américo Nunes.
Estas provas estavam divididas em três complementares, arranque e travagem - ganha por Carlos Duarte Ferreira, maneabilidade - ganha pelo Austin Cooper de Silva de Mendonça e velocidade-regularidade - ganha por Horácio Macedo."
1963
"Há uns tempos, comecei a compilar os resultados dos 356 nas provas emPortugal ,até que apareceu o primeiro
puzzle . Rali S Pedro de Moel 1963 , segundo uma revista da época , que era das raras em existencia , vencedor da classe 1600: Fernando Duarte Ferreira em Porsche.
Comecei a relembrar, e pensei : FDF não me recordo em nada de ter usado em provas um 1600 tipo T ou T6, como tal deixei o resultado em aberto , pois pensei só se foi Carlos Duarte Ferreira , mas achei que no ano de 1963 , o CDF ainda se encontrava em "aprendizagem" nas lides de Ralis e dos 356 .
Bom agora posso fechar o dossier e felicitar o Carlos D Ferreira por este resultado , pois deu com força nos habitués dos 356."
puzzle . Rali S Pedro de Moel 1963 , segundo uma revista da época , que era das raras em existencia , vencedor da classe 1600: Fernando Duarte Ferreira em Porsche.
Comecei a relembrar, e pensei : FDF não me recordo em nada de ter usado em provas um 1600 tipo T ou T6, como tal deixei o resultado em aberto , pois pensei só se foi Carlos Duarte Ferreira , mas achei que no ano de 1963 , o CDF ainda se encontrava em "aprendizagem" nas lides de Ralis e dos 356 .
Bom agora posso fechar o dossier e felicitar o Carlos D Ferreira por este resultado , pois deu com força nos habitués dos 356."
- Luis
1964 |
1962 |
7 comentários:
Hà uns tempos, começei a compilar os
resultados dos 356 nas provas em
Portugal ,até que apareceu o primeiro
puzzle .
Rali S Pedro de Moel 1963 ,segundo
uma revista da época ,que era das
raras em existencia , vencedor da
classe 1600:
Fernando Duarte Ferreira em Porsche.
Começei a relembrar, e pensei ,FDF
nua me recordo em nada de ter usado
em provas um 1600 tipo T ou T6,como
tal deixei o resultado em aberto ,
pois pensei so se foi Carlos Duarte
Ferreira ,mas pensei que no ano em
de 1963 ,o CDF ainda se encontrava
em "aprendizagem" nas lides de Ralis e dos 356 .
Bom agora posso fechar o dossier e
felicitar o Carlos D Ferreira por
este resultado ,pois deu com força
nos habitué dos 356.
Cump
Luis
Estas fotografias,que não tenho,e os comentários de verdadeiros entusiastas que sabem mais da minha curta e modesta carreira automobilistica do que eu fazem-me aparecer belas recordações duma juventude muito feliz,que já estavam aparentemente enterradas para sempre.
Agradeço muito ao Zé Guedes e aos comentadores do blog os belos momentos que me proporcionam.
Vamos ao que interessa,S . Pedro de Moel 1962.
Creio ter perdido aqui o Critério de Iniciados do Arte e Sport,por algum erro grave numa complementar ou na estrada. O Manecas Teixeira Diniz, muito rápido e regular no seu MG, ficava sempre em 2º e a minha má classificação nesta prova deu-lhe a merecida vitória no final do critério.
Lembro -me bem da viagem de regresso para Lisboa,sempre atrás da Mercedes Geraldes,que guiava um Cooper S e tinha o Pai como "pendura".
Ela guiou muito bem,tive que manter uma toada sempre alta para a acompanhar.
Abraços do Carlos Duarte Ferreira
Tudo o que escrevi acima a propósito de S. Pedro de Moel, em 1962, parece-me, pensando melhor,que se passou em Monfortinho,mais tarde no calendário das provas.
O comentador Luis,que sabe muito mais do que eu ,deve ter elementos .Será assim?
Abraços do Carlos Duarte Ferreira
S Pedro de Moel, 1962.
A partida foi da porta da sede do "Arte e Sport,em Campo de Ourique,numa festa de concorrentes e "mirones".Inscrito apareceu o Tó Felizardo,num flamejante Cadillac descapotavel branco , dos anos 50,que tinha tudo: ar condicionado,vidros eléctricos capota eléctrica e, até , um frigorifico !
Vinha com mais 3 amigos,cujo nome não recordo,todosmuito bem dispostos.Apareceu a desejar-nos boa sorte o meu querido amigo Jorge Passanha, que não se tinha inscrito,e ficou por ali à conversa com uns e outros.
A certa altura ,o Tó diz-lhe, "ó Jorge ,anda dai connosco até a praia,cabes no Cadillac". Primeiro recusou, mas depois do nosso coro ó Jorge anda daí, com aquele sorriso bom que muitas vezes recordo ,o nosso heroi lá fez o sacrificio : "fazes a partida e esperas ali à frente, vou comprar cuecas,meias pasta de dentes, o resto arranjo lá "
O Cadillac acabou por ficar a poucos quilometros do controle de chegada,pois uma ligeira saida de estrada,devida a grande tentativa de recuperação do enorme atraso que levava levou o seu condutor a cometer um erro e não conseguir segurar o bólide.
Felizmente não houve danos fisicos nem materiais e essa grande equipa continuou a acompanhar a prova,nas boxes!
Constou nos bastidores da competição que tal atraso ficou a dever-se á consulta, para efeitos de orientação, de numerosas tascas existentes ao longo do arduo percurso!
Gostava muito que o Tó descrevesse essa viagem com mais detalhe.
Abraços do Carlos Duarte Ferreira
S Pedro de Moel 1962
De Campo de Ourique até a Mealhada foi um instante,e no Pedro dos Leitões pararam muitos concorrentes,para umas sandochas do dito e uma, ou provavelmente várias taças do espumoso gaseificado da região.
Estou no balcão ao lado do Carlos Faustino, que tripulava um belissimo 300 SL, o qual , vendo a minha preocupação com as horas, me perguntou: "Que nº tens tu ? " Sou o quarenta e muitos,respondi." É pá eu sou o 6,estou atrasadissimo,esclamou .
Paga a conta a correr,arranca o Faustino ,tambem a correr,para dentro do Mercedes e entra na estrada nacional nº 1 coberta por ligeira chuva,ali num empedrado que era " manteiga". Saiu muita rapaziada para ver o SL, e o Faustino começou logo a acelerar,sacando um "pião" involuntário,felizmente a estrada estava deserta.
Vendo isso , sacou de seguida mais 2 ou 3 piões a rir-se para nós,tudo muito bem controlado, e seguiu para o norte com a traseira a balancear.
Belos tempos!
Abraços do Carlos Duarte Ferreira
S . Pedro de Moel ,1962
Estamos a fazer horas para entrar num controle, o rádio ligado: "morreu a Marylin Monroe "
Sentimos todos muito,ela era uma rapariga cheia de "valor" que adorávamos.
Para mim, nesse dia,passámos definitivamente para a década de 60
Abraços do Carlos Duarte Ferreira
S .Pedro de Moel,1963
Imediatamente antes da prova de aceleração e travagem,vejo o Horácio de Macedo dirigir-se para a Ferrari 250 GT com uma enorme chave de parafusos,pôr o motor a trabalhar,abrir o capôt e, dando um acerto numa enorme fenda por cima dos carburadores,pôr o ralenti a 4000 RPM !
Perante o meu olhar esbugalhado,explicou: Eu faço estas provas sem tocar no acelerador,é só embraiagem e caixa .
Assim o carro não se "embrulha " nas saídas,não se vai abaixo e posso fazer tudo com outra suavidade.
Sem dúvida que fazia, conseguiu belos resultados com um carro tão grande e potente neste tipo de provas!
Depois vieram os Cooper, que estragaram a vida à Ferrari, aos Porsche356, aos SL,etc...
Foram, e são , belissimos carros, com um palmarés fabuloso, mas não tinham o "charme" dos outros.Não acham ?
Abraços do Carlos Duarte Ferreira
Ps: Felizmente vieram depois os 911...
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